Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá: Obras Iniciam em Janeiro com 1ª Fase até o Final do 1º Semestre de 2024
A Prefeitura de Guarujá está prestes a marcar o início de uma fase histórica com a assinatura, ainda em janeiro, da ordem de serviço para o início das obras do Aeroporto Civil Metropolitano. Localizado na Base Aérea de Vicente de Carvalho, o empreendimento será uma conquista marcante nos 70 anos do distrito e promete transformar a região.
O processo, no entanto, seguirá etapas cuidadosas. A autorização para a obra dependerá do Comando da Aeronáutica, uma vez que a base é uma unidade militar. A expectativa é que a emissão da ordem de serviço seja celebrada em uma solenidade especial, contando com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
A primeira fase das obras, com previsão de entrega até o final do primeiro semestre de 2024, terá início com a elaboração do projeto executivo e intervenções na pista de pouso e decolagem, pistas de táxi A, B e C, faixa de pista, sistema de drenagem, e a implantação de cerca operacional, barreiras de proteção de fauna e via interna de serviço. A empresa vencedora do certame licitatório, homologada pela Prefeitura em 2 de dezembro, será responsável por conduzir essas transformações, com um investimento total de R$ 21,3 milhões.
Após essa etapa inicial, um novo edital será lançado para as obras do terminal de passageiros, possibilitando pousos e decolagens de aeronaves para até 72 passageiros, incluindo jatinhos e turboélices. O projeto do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá se desdobrará em quatro fases, consolidando-se como um marco significativo no desenvolvimento da região. Acompanhe essa jornada transformadora, que promete impulsionar o potencial aeroportuário da cidade.