As praias paradisíacas do Guarujá

Local de encontro  das águas dos rios com o oceano, o Canal de Bertioga, com 30km de extensão, chama atenção por sua beleza e tranquilidade. Excelente ponto de pesca tanto profissional quanto esportiva, o canal abriga píeres e charmosas marinas, a foz do rio Itapanhaú e a balsa que faz travessia Guarujá-Bertioga.

Paisagem que encanta pela vegetação de Mata Atlântica - árvores como figueiras, bananeiras, coqueiros e cipós, o Canal ainda guarda variedades de peixes, aves exóticas, flores coloridas como bromélias e orquídeas, mangues e inúmeros barcos, lanchas e iates, além do antigo Laboratório de Pesquisa Ambiental da Prefeitura de Guarujá.

Aliando bem-estar e qualidade de vida, é possível passar horas a fio passeando pelas águas em contato direto com a natureza e em companhia das gaivotas. É comum ver pessoas pescando às margens do rio ou a bordo dos seus barcos. 

Para chegar a esse paraíso, que possui belas praias em suas proximidades, o acesso pode ser feito pela Estrada Parque, saindo do Perequê, sentido canal de Bertioga. 

 

Iporanga e Praia das Conchas 

Localizada a 25km do centro da cidade do Guarujá, Iporanga faz jus ao seu significado em tupi-guarani: rio bonito. Com acesso limitado por ser uma praia situada dentro de um condôminio residencial que leva o seu nome, seus 800m de extensão são cercados pela vegetação nativa da Mata Atlântica, areia branca, águas claras e uma linda cachoeira que forma uma piscina natural.

Ainda dentro do condomínio, um bom local para mergulho é a Praia das Conchas, com 150m de extensão e aguas cristalinas.

As praias estão localizadas no KM 18,5 na Estrada Guarujá-Bertioga e o acesso também pode ser feito pelo mar.

Resultado de imagem para iporanga guaruja

 

São Pedro

Ótima para a prática de surf por possuir ondas fortes, a praia possui muita vegetação e areias claras distribuídas em seus 1400m. Assim como Iporanga, possui entrada limitada por estar dentro de um condomínio.

São Pedro está localizada no Parque Serra do Guararu, distante 4km da Estrada de Guarujá-Bertioga. Seu acesso é feito por barco ou a pé. 

Resultado de imagem para são pedro guaruja

 

Praia Branca

Com mais de 1km de extensão e envolvida por morros e rica vegetação, a Praia Branca é dividida em dois "mares". No seu lado esquerdo há correntezas traiçoeiras e ondas fortes, ao contrário do lado direito, onde as águas são calmas e a areia é clara.

Situada ao lado do Ferry Boat que faz a travessia para Bertioga, no extremo Leste da Ilha de Santo Amaro, a praias, que só tem acesso por uma trilha ou por mar, é habitada por uma antiga colônia de pescadores nativos que mantém viva a festa religiosa, de origem portuguesa, celebrada na véspera e no Dia de Reis.

Resultado de imagem para praia branca guaruja


 

Pinheiro

Vizinha da praia de Iporanga, Pinheiro também fica dentro de um condomínio, o Taguaíba. Com ondas agradáveis, areia batida e cercada de uma bela mata, a praia possui 700m de extensão e seu acesso pode ser feito pela praia de Iporanga ou por mar. 

Resultado de imagem para praia pinheiroguaruja


 

Praia do Éden ou Sorocotuba

Os que gostam de praticar mergulho livre podem cair nas águas verde-azuldadas da praia do Éden. Com apenas 50 metros de areias claras, a praia fica no Morro de Sorocotuba, entre as praias de Pernambuco e da Enseada. Coqueiros, muita vegetação e rochas compõem a paisagem do local.

O acesso pode ser feito por automóveis e motos, mas para chegar á praia é necessário descer a pé por uma pequena trilha na encosta do morro. É possível também praticar pescar de molinete em sua costeira.

Outra praia próxima é a do Eden é a de Sorocotuba, com 100 metros de comprimento.

Resultado de imagem para praia do eden guaruja


 

Camburi

Situada ao lado da praia Preta, Camburi é uma das praias mais isoladas da ilha  com acesso por trilha ou mar. Em seus 700m é possível ver uma mata nativa, águas claras e um pequeno rio que nasce no alto da floresta e deságua no mar.

Resultado de imagem para praia do camburi guaruja


 

Preta

Praia para o mergulho observatório devido a águas transparentes e calmas a maior parte do ano, a Praia preta leva esse nome por conta das rochas escuras que contrastam com a sua vizinha, a Praia Branca.

Com 200m de beleza selvagem, cercada pelos morros e pela Mata Atlântica, assim como Camburi, é uma das praias mais desertas devido ao seu difícil acesso que se dá por trilha ou pela costeira rochosa a partir da praia Branca.

Resultado de imagem para praia preta i guaruja

 

Armação das Baleias

Localizada na região conhecida como “Rabo do Dragão”, no extremo Leste da Ilha de Santo Amaro, a praia tem 50m de comprimento, não possui ondas e é excelente para a pesca com molinete. O acesso é feito por trilhas ou barco.

A armação das Baleias teve grande importância econômica no século 16, sendo o local da primeira indústria de extração e processamento de óleo de baleia, utilizando a iluminação pública da baixada santista e de São Paulo, e na calafetação de embarcações e fabricação de betume para a construção civil.

O local ainda abriga dois monumentos históricos: as ruínas da Ermida de Santo Antônio do Guaibê, construída em 1550  e o Forte de São Felipe e São Luiz, construído em 1552.


Gostou do conteúdo? Para conferir mais, acesse praias.com






Dados de segurança pública no Guarujá
Dados de segurança pública do governo do estado de São Paulo apontam que Guarujá teve uma significativa queda no número de roubos, homicídios e ...
03/MAR
VER MAIS
Riviera de São Lourenço - fase amarela
O Governo do Estado avançou, no dia 05 de fevereiro, a baixada santista para a fase amarela, que passa a valer a partir do dia 6, sábado. Isso ...
16/FEV
VER MAIS
Mirante das Galhetas no Guarujá está liberado ao público!
O Mirante das Galhetas, instalado no alto do Morro da Caixa D’Água, dispõe de um piso de vidro suspenso a 45 metros do nível do mar. Fica entre a...
12/FEV
VER MAIS