Ilha dos Arvoredos Guarujá

Você sabia que existe uma ilha totalmente sustentável, paradisíaca e a 1,5km da Praia do Pernambuco, no Guarujá?

A ilha dos Arvoredos possui 36 mil m² e foi construído por Fernando Lee, um engenheiro mecânico, que projetou a ilha em 1950. Com um pensamento visionário pra época, Fernando Lee estava falando sobre sustentabilidade antes de o termo ser conhecido como tal.

Para entrar na Ilha, o visitante é içado por um guindaste, que o leva para 12m de altura até chegar ao solo. Para funcionar, o guindaste precisaria de um contrapeso e para isso, uma fênix de 80 toneladas foi projetada para ser uma parte crucial.


Elegância, engenharia e arquitetura são as marcas registradas de Fernando Lee. Toda a terra e árvores que a ilha possui, foram plantadas por seu projetista. As premissas básicas foram: água, alimento e energia.

Na ilha não há nascentes de água, tudo é gerado pelo sistema de captação implantado. O alimento vem da apicultura, com mais de 3 mil tilápias de agua doce. A energia provém do primeiro painel solar da América Latina, a ilha também já teve um projeto de energia através das ondas e também, eólica.

 

Hoje, sem nenhuma nascente e somente com água da chuva a Ilha dos Arvoredos produz água potável suficiente pra abastecer uma cidade de 3 mil habitantes

Toda ilha só esteve em pleno funcionamento enquanto estivera vivo. Com o tempo, tudo vai se deteriorando, porém a Fundação Fernando Lee e o Instituto Nova Maré, que pretendem restaurar e melhorar a ilha, tornando-a uma grande oportunidade de lazer.

 Ilha dos Arvoredos - Guarujá, SP

Para os turistas, o projeto prevê visitação noturna para observação de estrelas e mergulho. A Ilha possui uma piscina com 6m de profundidade e 400m² cheia de vida marinha para fazer pesquisas, gerando um protocolo de educação ambiental.

 

A Ilha mostra que a sustentabilidade pode acontecer e ser feita, motivando seus visitantes a viver em harmonia com a natureza.

 

“Meu coração e minha alma estão dentro desta ilha” – Fernando Lee

Para mais informações e notícias sobre o Guarujá, acesse praias.com/blog.

 





A Mobilidade Urbana Sustentável da Riviera
A Mobilidade Urbana é a circunstância que define o deslocamento das pessoas em uma cidade, com o objetivo de desenvolver relações sociais e econô...
27/JAN
VER MAIS
Guarujá promove atrações turísticas nesse verão
A cidade do Guarujá possui duas novas atrações turísticas na cidade, uma é estrutural, a cidade ganha uma fonte interativa musical, e outra é em...
17/JAN
VER MAIS
Quais são os benefícios do saneamento básico na Riviera?
O saneamento básico é um elemento essencial na infraestrutura de um bairro ou cidade, além de aumentar a qualidade de vida possui outros benefício...
12/JAN
VER MAIS