Investir em imóveis para alugar na temporada, vale a pena?

O mercado de aluguel de temporada movimenta no Brasil mais de 1,2 bilhão por ano, mesmo patamar registrado em países mais maduros com Itália e Espanha, segundo dados divulgados pelo aluguetemporada, os proprietários desses imóveis tem visto nesse negócio ótima oportunidade de rentabilizar seu investimento e ainda fazer o uso do imóvel quando tiver interesse, sendo mais lucrativo que contratos de longo prazo.

“Investir em imóveis na praia pode ser ótima fonte de renda” afirma Enzo Camargo, diretor de marketing da Praias Construtora (www.praiasconstutora.com), tradicional Construtora e Imobiliária na Riviera de São Lourenço e Guarujá.

De acordo com levantamentos de locações realizadas pela Praias Imobiliária (www.praias.com) com os proprietários do empreendimento recém entregue pela Praias Construtora, o Ilha Verde Residence na Riviera de São Lourenço, ganharam alugando seus apartamentos durante um ano até 90 mil reais, cobrando diárias médias de 800,00 R$ à 1.400,00 R$. Fazendo uma analise sobre o valor investido no imóvel os proprietários tiveram um retorno entre 10% e 12% em um ano. 

Com esse cenário positivo, muitos proprietários enxergam em imóveis no litoral uma oportunidade de investimento mas para isso é importante levar em consideração alguns pontos.

Confira 5 dicas antes de começar a investir em imóveis para alugar na temporada. 

  • Escolher o local com cuidado

Escolher um imóvel em regiões que sejam bastante procuradas na temporada, como Riviera (Bertioga) e Guarujá, que são o 3º e 6º lugar respectivamente com maior procura no Brasil segundo dados divulgados pelo Aluguetemporada, com belíssimas paisagens e belezas naturais. Essas regiões costumam ser lugares muito procurados para locações por temporadas ou períodos mais curtos.

  • Definir o perfil do seu imóvel

Existem várias formas de locação por imóveis de temporada, que variam de acordo com o perfil do imóvel.  Alguns tipos de locação são dedicados apenas por curtos períodos de tempo como feriados e finais de semana. Outros trabalham períodos mais longos como, por exemplo, famílias que desejam passar as férias. Ou até mesmo permanentemente de pessoas que estão estudando comprar um imóvel na região. Temos muitos casos desses na nossa imobiliária também. Defina que tipo de locação que será a do seu imóvel.

Desde o início estabeleça regras para a locação do seu imóvel, e estabeleça uma boa relação com quem irá alugar o seu imóvel.

  • Ofereça um imóvel montado, mobiliado e com enxoval

Quem aluga por curto prazo prefere imóveis que estejam equipado, mobília é tudo, muitas pessoas procuram por lugares aconchegantes e confortáveis.

Ofereça itens básicos como fogão, geladeira, chuveiro, cama, sofá, televisão, quanto maior o investimento maior o seu lucro e atratividade.

  • Divulgue seu imóvel de temporada

Novas formas de divulgação e gestão do imóvel de temporada vêm cada vez mais facilitando o crescimento desse mercado, mas é importante usar empresas onde o trabalho é anunciar com segurança e cuidado com o seu imóvel, outro fator importante é buscar empresas que já fornecem o serviço check-in e check-out do hospede, troca de enxovais de cama e banho e limpeza, dessa forma deixando o apartamento pronto para o próximo hospede.