Modelo premiado de preservação ambiental no Guarujá será apresentado em congresso na França

Destaque em Guarujá por abrigar um conjunto de remanescentes de floresta ombrófila densa – uma espécie de vegetação com árvores de até 40 metros de altura, manguezal e restinga – a Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Guararu, localizada na região do Rabo do Dragão, será um dos cases de sucesso apresentados no Congresso Panorama – Soluções para um Planeta Saudável, que acontece em Marselha, na França, no próximo dia 4 de setembro

O evento é uma iniciativa da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN, em português), organização referência no setor, fundada em 1948 e com sede em Gland, na Suíça.
A missão da UICN é influenciar, encorajar e assistir sociedades de todo o mundo para a conservação da natureza e assegurar que todo e qualquer uso dos recursos naturais seja equitativo e ecologicamente sustentável. Para isso, a entidade se dedica a premiar e selecionar projetos locais para apresentar ao mundo.
A Serra do Guararu vem colhendo os frutos da implementação da APA com alguns exemplos o desfazimento de invasões, o controle e gestão do território e monitoramento do descarte de resíduos sólidos.

Você sabe o que é uma APA?
A Área de Proteção Ambiental (APA) é definida como uma extensa área natural, com um certo nível de ocupação humana, que garante a proteção e conservação de atributos bióticos, abióticos, estéticos ou culturais importantes para a qualidade de vida da população. 

As APAS são muito importantes para a cidade do Guarujá pois através da APA da Serra do Guararu(Que irá ser apresentada no Congresso Mundial) e a APA Serra do Santo Amaro(Recém-aprovada)  será instituido o corredor ecológico que com a sua criação o corredor irá assegurar proteção dos ecossistemas com polinização, dispersão de sementes, ciclo hidrológico e ciclagem de nutrientes, mobilidade de animais entre fragmentos e fluxo gênico de flora e de fauna.
Com o Corredor Ecológico além de trazer uma série de benefícios para o meio ambiente irá ajudar também para a pessoas que moram na área com o controle territorial de uma região invadida em áreas de risco, revitalização das atividades sociais e econômicas e melhoria da segurança pública regional.






Lançamentos na Riviera de São Lourenço
A Riviera de São Lourenço é um dos lugares mais concorridos da baixada santista, por ser um local premiado pela sustentabilidade e infraestrutura p...
13/SET
VER MAIS
Associação dos Amigos da Riviera de São Lourenço
Como nós sabemos a Riviera de São Lourenço é um bairro planejado com uma infraestrutura completa e ganhadora de prêmios em todo o país. Mas quem...
13/SET
VER MAIS
Onde comer na Riviera
A Riviera tem restaurantes com opções de muita qualidade para os mais variados tipos de público, onde você pode comer desde um delicioso lanche n...
30/AGO
VER MAIS