Publicado em

Como surgiu a Riviera de São Lourenço

Em 1979, após um voo de helicóptero sobre a praia de São Lourenço, o projeto da Riviera de São Lourenço começou a tomar forma. Através desse voo, os diretores das principais empresas de construção civil do Brasil entraram em consenso para a urbanização daquela área de 9 milhões de metros quadrados. E já em agosto de 1979 o contrato estava assinado e a Riviera de São Lourenço nascia.
O projeto foi estabelecido pelos mais renomados profissionais, onde estabeleceram o uso e ocupação do solo, os recuos, as limitações, os incentivos à construção, as restrições às especulações imobiliárias, a busca de soluções para os impactos ambientais, a criação dos processos de vigilâncias aos eventuais abusos e desvirtuamentos na ocupação de área, os detalhes das obras de infraestrutura e a montagem de toda a estrutura jurídica do empreendimento, sempre visando a melhor qualidade de vida para os futuros moradores da Riviera.
Ainda em 1979 as obras foram iniciadas, e como todo o projeto era inédito houve descrença de muitos setores pois implantar uma cidade com toda infraestrutura, em uma praia deserta, parecia temerário e muito difícil. A implantação começou no ano de 1979 com a abertura das primeiras ruas, instalações de fábricas e abertura dos canais. Em 1982 foi inaugurada a Rodovia Mogi-Bertioga facilitando o transporte de materiais que antes eram feitos por balsa.
Desde então o projeto tem sido um sucesso, teve o seu primeiro prédio em 1983, O Riviera Flat, no ano 2000 o seu sistema de gestão ambiental foi certificado com a norma ISO 14001 e hoje possui cerca de 60% de sua área ocupada com mais de 11 mil unidades habitacionais distribuídas entre 2000 casas e 200 edifícios, um shopping center com 50 lojas, escolas, consultórios médico e dentário, uma completa infraestrutura de saneamento básico além de uma Associação que mantém a manutenção da área com mais de 500 postos de trabalho.

Gostou do artigo?


Podem ser do seu interesse