Crescimento populacional é oportunidade para cidades do litoral
A região do Guarujá e da Riviera de São Lourenço geralmente são procuradas apenas para finais de semana, feriados e temporadas de verão, mas agora o que está sendo visto e confirmado através de estatísticas é a alta da população fixa na região segundo Angelo, gerente imobiliário na cidade do Guarujá há mais de 30 anos, “Antes tínhamos imóveis sendo vendidos mais para turistas, hoje as pessoas estão querendo morar aqui”. Além disso a cidade do Guarujá vem em constante alta na movimentação de cargas consequentemente aumentando o mercado de trabalho e investimentos na região
E segundo a associação que administra a Riviera a sua população fixa aumentou cerca de 200%, saltou de 7 mil para 22 mil no último ano, o principal motivo foi a pandemia pois com o fechamento de escolas, e o trabalho sendo feito em home office as famílias procuraram locais mais ligados a natureza, com tranquilidade e com uma infraestrutura adequada para poder morar. Além de aumentar a mão de obra na região, aumentando o quadro de funcionários de Riviera em 10%, outro reflexo desse aumento populacional é o movimento de entregadores e prestadores de serviço como delivery de alimentos e atividades com manutenção de ar-condicionado, eletrodomésticos, pintura, TV a cabo, internet e outros.
O crescimento da população fixa nas cidades é, também, uma oportunidade para que serviços de qualidade sejam instalados. "As cidades devem estar atentas a essa tendência, fazer pesquisas de mercado e identificar quais são esses novos nichos" é o que diz o economista e professor universitário Celso Antônio de Lima Fernandez .
Temos algumas novidades na aqui na região quando falamos em serviços de qualidade que são: a escola bilíngue Maple Bear no bairro Enseada, a reforma do Hospital Santos Amaro que agora se chama Hospital Casa de Saúde Guarujá, e uma nova faculdade de medicina a Unoeste que fica localizada em uma extensão do Hospital Casa de Saúde Guarujá.
E para consolidarmos esses novos moradores nas nossas cidades precisamos oferecer melhores escolas, redes hospitalares de ponta e uma maior oferta de redes varejistas assim aumentando a economia e desenvolvimento das cidades.