Publicado em

Dados de segurança pública no Guarujá 2020 – 2021

Conhecida como a “Pérola do Atlântico” devido a suas belas praias e beleza naturais, o Guarujá sempre foi muito buscada por veranistas. Em 2020 e 2021 com o crescimento do home office e a flexibilização nas empresas, o litoral também está sendo procurado por pessoas que buscam morar com mais qualidade de vida, perto do mar e ainda estar próximo de São Paulo.
Diante desse cenário, nossa área de pesquisa urbana e viabilidade imobiliária, consolidou dados sobre segurança pública a fim de ajudar nossos clientes na tomada de decisão. Um fator muito importante nessa escolha para muitos dos nossos clientes é a segurança pública, então fizemos um comparativo entre três cidades, Guarujá, Santos e São Paulo, analisando comparativamente homicídios, roubos de veículo e furtos por cada 100 mil habitantes.
De acordo com o Governo de São Paulo os três municípios tiveram uma melhora nos indicadores analisados e nos últimos três anos (2018, 2019 e 2020), conforme observado no gráfico abaixo o índice de homicídios dolosos no Guarujá foi de em média 2,31 por 100 mil habitantes, em Santos foi de 2,71 homicídios por 100 mil habitantes em Santos e em São Paulo média 5,66 São Paulo homicídios doloso por 100 mil habitantes.

No Guarujá essa melhoria na segurança pública se deve à cooperação entre sociedade civil, forças municipais e estaduais de segurança.
A Guarda Civil possui um papel importante para a segurança da cidade, ao todo, são 339 GCMs, sendo 204 deles habilitados para o uso de arma de fogo. Outro índice que apresentou significativa melhora no estado de São Paulo, Santos e Guarujá.

A cidade do Guarujá teve a iluminação revitalizada e agora possui 10 mil pontos de luz LED. Bairros como Tombo, Astúrias, Pitangueiras e Enseada já possuem a nova iluminação nas ruas e na orla da Praia.
Esses índices podem ser consultados diretamente no site da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP).
O município atribui o resultado ao reforço no policiamento e segurança em complemento ao trabalho do Governo do Estado com a Segurança Pública.
Ao analisar os dados e as possibilidades, não é à toa que as pessoas estão cada vez mais escolhendo cidades litorâneas para que todas as pessoas possam aproveitar a vida ao mar.
Para mais informações sobre Guarujá e Riviera de São Lourenço, acesse www.praias.com

Fonte: http://www.ssp.sp.gov.br/Estatistica/Pesquisa.aspx (março - 2021)

Gostou do artigo?


Podem ser do seu interesse