Projeto Areia Viva no Guarujá, Ganha Prêmio Internacional
Nesta última sexta-feira aconteceu a cerimônia que oficializou a entrega do 13º selo internacional de qualidade Bandeira Azul à Praia do Tombo, o Projeto Areia Viva recebeu o primeiro lugar no Concurso de Melhores Práticas Ambientais 2022, o projeto visa monitorar a qualidade sanitária da areia de 10 praias da Cidade. O prêmio foi anunciado na tarde do dia 11 pela foundation do Environmental Education(FEE). Uma Organização não governamental com origem na Dinamarca responsável pela certificações em todo o mundo.
O Projeto Areia Viva é fruto de um estudo desenvolvido pela Semam e o Instituto do Mar – Universidade Federal de São Paulo campus Baixada Santista da (Imar/Unifesp). Entretanto, também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e de condomínios da Área de Preservação Ambiental (APA) Serra do Guararu.
A qualidade sanitária e a movimentação natural da areia são os principais fatores observados na pesquisa. Estão sendo monitoradas as praias urbanas do Tombo, Guaiúba, Enseada, Astúrias e Pitangueiras, além de outras cinco dentro da APA Serra do Guararu: Iporanga, São Pedro, Tijucopava, Taguaíba e Prainha Branca.
O resultado traz um novo momento para a cidade do Guarujá com as suas políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável, o reconhecimento no projeto Bandeira Azul que vem há 13 anos dando resultados para cidade e agora o novo Projeto Areia Viva, que vem mostrando a força do trabalho de educação ambiental na cidade, sendo reconhecido pelo mundo.